segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Cigarro e seus Malefícios para o Sistema Músculo Esquelético


O Cigarro e seus Malefícios para o Sistema Músculo Esquelético


Cigarro X Saúde Músculo Esquelética


As lesões pulmonares e cardiovasculares provocadas pelo cigarro são amplamente divulgadas e conhecidas, porém, as lesões ortopédicas do cigarro são raramente discutidas e desconhecidas do público em geral. 

O objetivo desse artigo e chamar a atenção dos fumantes e dos fumantes passivos para os riscos do desenvolvimento de lesões músculo esqueléticas relacionadas ao cigarro.

O cigarro provoca lesões nos ossos e articulações?


Sim, temos diversos trabalhos científicos na literatura que descrevem essas lesões.

Quais estruturas são lesadas pelo cigarro?


A cigarro está relacionado ao desenvolvimento de osteoporose. Além disso o cigarro atrapalha a consolidação óssea. O cigarro leva ao retardo e a pseudartrose na fratura. O cigarro age diretamente obstruindo a microcirculação dos tendões. A lesão na microcirculação leva a ruptura e à dificuldade de cicatrização dos ligamentos e dos tendões. Temos trabalhos publicados que mostram essa associação no desenvolvimento das lesões do manguito rotador. Ou seja quem fuma tem maior chance de desenvolver rupturas do manguito rotador e pior prognóstico após a ruptura desses tendões. 

Pacientes com fratura podem fumar?


Não, o cigarro é terminantemente proibido durante o processo de cicatrização da fratura. Quando um fumante quebra um osso não temos como interferir nas lesões causadas na microcirulação durante todos os anos em que o paciente fumou, porém, podemos orientá-lo a parar de fumar durante o período de consolidação óssea.

O que acorre se o fumante com fratura não quiser parar de fumar?


Se estou tratando um paciente com fratura e ele irá necessitar de cirurgia a conduta é simples: ou ele para de fumar ou ele troca de médico. Não realizo osteossíntese em pacientes fumantes que irão permanecer fumando no pós operatório.

Quais os riscos do paciente fumante que tem uma fratura?


O paciente fumante evolui com aumento do tempo para colar uma fratura e algumas vezes a fratura simplesmente não cola. Desenvolve o que é denominado pseudartrose ( falsa articulação). Quando a fratura não cola ela recebe esse nome " pseudartrose " pois o membro começa a fazer movimentos anormais numa falsa articulação.

Porque o fumo está relacionado a tendinopatia do manguito rotador?


O fumo ativo, e também o fumo passivo, leva a alterações da microcirculação sanguínea que proporciona uma maior facilidade para que os tendões inflamem e dificulta a cicatrização dos tecidos tendinosos. 

Como está provado que o cigarro causa danos aos ossos, articulações e tendões?


O estudo sobre os malefícios do fumo e particularmente do cigarro é feito através de estudos observacionais na população fumante. Exemplo: o câncer de Pulmão apresenta uma incidência muito maior em pacientes fumantes. Nem todos os fumantes irão desenvolver câncer de pulmão porém a incidência de câncer é 20 vezes mais frequente nos fumantes quando comparado com a população em geral. Estudos semelhantes são feitos com patologias ortopédicas e os pacientes fumantes tem uma maior dificuldade de cicatrização tecidual, defeito na microcirculação e é um coadjuvante no desenvolvimento da osteoporose.

De que maneira o fumo atrapalha a cirurgia ortopédica?


Quando operamos um paciente reconstruímos seus tecidos, colocamos os ossos no lugar (quando realizamos uma osteossíntese) e costuramos os tendões e ligamentos. Ao final da cirurgia de inicia o processo de cicatrização dos tecidos. Tanto os tecidos reparados quando  os produzidos pela incisão cirúrgica que o cirurgião fez para chegar até as estruturas lesadas deverão cicatrizar adequadamente. O cigarro atrapalha a cicatrização, portanto, atrapalha diretamente o prognóstico da cirurgia.

Como ocorrem as lesões provocadas pelo cigarro nos tecidos ósseos e tendinosos?


O mecanismo é o dano a microcirculação. Um tecido com menor aporte sanguíneo devido a problemas na microcirculação tem maior dificuldade de lidar com as reações pós operatórias. 

Exemplo: imagine que os pequenos vasos estejam um pouco entupidos, nessa situação o tecido recebe menos sangue. 

O sangue carreia oxigênio que nutre as células, com pouco oxigênio as células ficam fracas e tem dificuldade para lutar com as bactérias ou seja surge a infecção. 

O sangue leva as células de defesa (os glóbulos brancos) até os tecidos inflamados, se chega menos sangue = menos células de defesa = infecção. 

O sangue nutre os tecidos, tecidos com pouco sangue morrem e tecido morto é caldo de cultura para bactéria = infecção. 

Tecidos com pouco sangue tem dificuldade de produzir novas células = retardo ou não cicatrização dos tecidos = não cicatrização dos tecidos, pseudartrose e rupturas tendinosas.

Para piorar a situação o fumo atrapalha o metabolismo do cálcio e os pacientes fumantes tem uma maior incidência de osteoporose. 

Fonte: Blog do Dr. Marcos Britto da Silva - Médico Ortopedista - Especialista em Medicina Esportiva e Cirurgia do Trauma, Reconstrução Articular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário