domingo, 2 de setembro de 2012

Primeiros animais voadores: dinossauros fizeram incríveis adaptações


Segundo um novo estudo, os primeiros animais que voaram não recuaram diante de um pouco de competição. Na verdade, esses répteis voadores, ou pterossauros, tentaram todos os tipos de coisas para continuar à frente quando as aves chegaram ao local: de comer sementes em vez de carne a perder todos os dentes.
Os pesquisadores dizem que esse padrão de evolução é incomum. Normalmente, quando um novo grupo de animais ou plantas evolui, eles rapidamente testam todas as opções. Eles acreditavam que o mesmo teria ocorrido com os pterossauros. Porém, eles não começaram a evoluir até depois que as aves apareceram.
Os cientistas analisaram 50 espécies diferentes de pterossauros, que vão desde o tamanho de um pássaro melro ao tamanho de uma girafa.
O pterossauro do tamanho de uma girafa, Quetzalcoatlus, tinha uma envergadura de 12 metros. Ele podia atravessar pradarias abocanhando pequenos dinossauros, assim como uma ave moderna pode alvejar rãs e sapos.
Os resultados revelaram que os pterossauros eram três vezes mais diversos 125 milhões de anos atrás do que eram antes das aves evoluírem. Aves e répteis voadores dividiram o céu até 65 milhões de anos atrás, quando a extinção em massa que matou os dinossauros tiraram figuras como o Quetzalcoatlus da paisagem.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário