segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça a mulher que ficou com pernas gigantes após picada de mosquito



A elefantíase ou filariose linfática é uma condição causada pela obstrução dos vasos linfáticos, que causa inchaço nos membros.
O sistema linfático é responsável pela eliminação de bactérias e resíduos dos tecidos. Através de uma fina rede de vasos é transportado um fluido, conhecido como linfa, até os nódulos linfáticos, onde é purificado. Quando o sistema é comprometido, a linfa não é filtrada e acaba acumulando no organismo, o que causa o inchaço.
A filaroise linfática é causada, principalmente, pela picada de insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) que estão contaminados com larvas parasitárias, denominadas microfilárias. As mais comuns são as espécies Wuchereria bancrofti e Brugia malayi. Quando o inseto contaminado pica uma pessoa, ele transmite a larva para o organismo e ela se aloja nos vasos linfáticos, principalmente nas pernas e braços, obstruindo-os.
Estima-se que 200 milhões de pessoas no mundo sofram da filariose, tendo sido causada, principalmente, por picada de mosquito, como se acredita que tenha acontecido no caso de Sophia Loots, de 42 anos, moradora da Cidade do Cabo, na África.
Sophia teve um aumento de cerca de 63kg em cada perna, mas teve vergonha de ir à um hospital para receber um diagnóstico do problema, pois acreditava que teria engordado devido a sua alimentação.
Depois de cinco anos presa em uma cama, necessitando da ajuda de seus filhos até para ir ao banheiro, chegou ao ponto de precisar de cinco pessoas para erguer suas pernas. A Sra. Sloots estava deprimida e buscava algum conforto na comida, o que fez aumentar ainda mais seu peso.
Após um apelo público para salvar sua vida, ela foi diagnosticada com filariose linfática, causada pela picada de um mosquito, colocada em uma dieta radical, que a fez perder cerca de 23kg em 25 dias, o suficiente para poder fazer uma cirurgia. Sendo transportada em um colchão, na parte de trás de um van, foi levada para Joanesburgo, onde o Dr. Dirk le Roux comandou a drenagem linfática nas pernas e remoção do excesso de pele.
Depois da cirurgia, Sophia que estava com 127kg foi a um nutricionista e começou uma dieta que a fez perder cerca de 9,5kg no mês. "Tomar meus primeiros passos em cinco anos foi muito emocionante", relata Sophia

Nenhum comentário:

Postar um comentário